Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Atibaia
CÂMARA MUNICIPAL DE ATIBAIA
  • Roberta Engle Barsotti de Souza - DEM
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Roberta Engle Barsotti de Souza
Próxima Sessão

20/11/2018 - 18h

Data: 12/04/2018 Hora: 00:00:00
Sarau do dia 21 terá homenagem a escritor
Webline Sistemas

O IV Sarau do Coletivo Quatati, marcado para o dia 21 de abril (sábado), a partir das 15h, no plenário da Câmara, vai homenagear o escritor Georges Elia Zaki. Além disso, o evento contará com vários escritores e poetas da região. O objetivo é estimular os talentos literários, especialmente entre os estudantes.

Georges Elia Zaki nasceu na cidade do Cairo, capital do Egito, em 1941. Logo cedo, tomou gosto pela literatura e, já na adolescência, escreveu inúmeros artigos em árabe. Tendo completado seus estudos e se formado em Engenharia Civil, acabou optando por mudar de país e chegou ao Brasil em 1968, sem conhecer nada do idioma português. Logo, estava empregado e passou a aplicar aqui toda a sua experiência adquirida no Egito como engenheiro.

Em 2013, após ter recebido duas premiações no Concurso Literário do Clube da Terceira Idade de Atibaia, viu nascer em seu coração o desejo de escrever um livro. Dessa forma, traduziu para a língua portuguesa os seus antigos artigos em árabe e publicou a sua primeira obra, No Labirinto do Passado, onde relata sua infância e adolescência no Egito.

Animado por esse primeiro êxito literário, editou um segundo livro, Saindo do Labirinto, praticamente a continuação do anterior, onde se encontram também poemas, contos e crônicas. Em 2017, publicou sua terceira obra: Brasil, Paraíso na Terra? Resultado de ampla e profunda pesquisa, que lhe abriu os olhos para as enormes riquezas inexploradas por este país que ele ama e o acolheu, o livro trata ainda da terra indígena, dos quilombos e diversos outros assuntos, além de conter poesias.

Em 2018, Georges lançou o seu quarto livro, Manuscritos, uma coletânea de vários artigos, sobretudo, de caráter histórico e religioso, além de apresentar também contos e crônicas.

O escritor foi escolhido pelo Coletivo Quatati como personalidade literária do ano de 2018 e, por isso, será homenageado na Câmara, que fica na avenida Nove de Julho, 265, centro, Atibaia.

A programação cultural da Câmara, incluindo as exposições, é iniciativa do Departamento de Comunicação/Escola Legislativa de Atibaia.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 12-04-2018 00:00:00