Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Atibaia
CÂMARA MUNICIPAL DE ATIBAIA
  • Roberta Engle Barsotti de Souza - DEM
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017-2020
    Presidente Atual
    Roberta Engle Barsotti de Souza
Próxima Sessão

25/09/2018 - 18h

Data: 13/09/2018 Hora: 00:00:00
Palestra da Caminhada alerta para os riscos do câncer infantil
Palestrante contou a história da iniciativa, a partir de parceria realizada em 2012
Webline Sistemas

A presidente da Câmara Roberta Barsotti e o vereador Marcos Pinto de Oliveira (Marcão do Itapetinga) prestigiaram palestra que divulgou a Caminhada Passos que Salvam, o Hospital do Amor de Barretos e a conscientização sobre o câncer infantojuvenil, na tarde de 12 de setembro, no plenário.

É muito importante que, a partir da Câmara, ampliemos esse conhecimento sobre a doença, participando dessa iniciativa humanitária, que muito nos sensibiliza”, afirmou a presidente.

A palestrante Naima Khatib, coordenadora da Caminhada, contou que o evento foi criado em 2012, quando o Hospital de Barretos assinou parceria com o americano St. Jude Children's Research Hospital, de Memphis, Estados Unidos. “Índices de cura maiores que os nossos em outros lugares do mundo só são possíveis porque há investimento em campanhas de conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce”, afirmou. Nos países desenvolvidos, o índice de cura chega de 90 a 95% dos casos; no Brasil, está entre 50 e 55%.

Os americanos recomendaram aos brasileiros: construam um hospital onde a criança não sinta vontade de ir embora; levem a informação e alertem a população quanto aos primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil (criação da caminhada); e capacitem médicos e toda a equipe de saúde sobre a doença. A receita foi cumprida e Barretos criou o HC Infantojuvenil, em parceria com a instituição americana.

Por que no Brasil nem todos os casos chegam aos centros oncológicos especializados? Falta informação a pais, professores e toda a sociedade. Falta informação entre médicos e profissionais de saúde, com poucas horas de ensino sobre oncologia nas universidades”, apontou a palestrante, que mostrou casos impactantes de crianças e adolescentes com sintomas de câncer, frequentemente sem o diagnóstico adequado.

A caminhada em Atibaia, com início e término no Centro de Convenções, está marcada para 25 de novembro. São 550 cidades em 20 Estados no país que se integraram ao movimento.

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 13-09-2018 00:00:00